O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em mais seis municípios de Minas Gerais. A portaria foi publicada nessa última terça-feira (18/04/2017) no Diário Oficial da União.
O reconhecimento foi concedido às cidades de Arinos, Montes Claros, Mirabela, Jequitinhonha e Porteirinha. O motivo da medida é o extenso período de seca e estiagem.
Já Brasília de Minas teve o pedido de emergência reconhecido pelo motivo inverso. A cidade foi duramente atingida por chuva e inundações.
Com o decreto, as prefeituras poderão ter acesso a ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.
Auxílio federal
Para ter acesso a recursos materiais e financeiros de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após a análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério define o valor do recurso a ser disponibilizado.
Cidades da região Norte de Minas serão beneficiadas (Foto: Elza Fiuza/ABr)