Município mineiro cria ‘Samu’ para animais
01/04/2016 16:06 em Novidades

A cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas, criou um reforço para o cuidado dos animais de rua: o Samuvet. Desde o último dia 21, a ambulância veterinária, espelhada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), faz o resgate de cães e gatos em situação de rua que tenham sido vítimas de acidentes maus-tratos ou que estejam doentes. O serviço funciona 24 horas e pode ser requisitado por telefone.

Uma inspiração para o Samuvet são os sistemas parecidos implantados em cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de pedidos de ONGs de proteção animal. O novo trabalho é uma forma de incrementar o socorro que a prefeitura já realizava no atendimento aos bichos de rua. Em dez dias, aproximadamente, 30 animais foram socorridos. Antes da aquisição da ambulância, o resgate era feito em um carro comum, e a gaiola de transporte era colocada em cima do banco do passageiro, o que causava desconforto tanto para o funcionário quanto para o animal, principalmente quando este era de grande porte.

 

Como funciona?

O resgate é feito após denúncias pelo telefone (35) 9 9818-5130. O Samuvet leva o animal para o Centro de Bem-Estar Animal da cidade, e seu estado de saúde é avaliado. O local possui estrutura para tratamento e medicação dos bichinhos. Eles recebem vacinas e castração e, após curados, vão para a adoção. A equipe inclui um motorista e um veterinário, que leva um kit de primeiros socorros e a gaiola de transporte.

De acordo com o veterinário da prefeitura, José Roberto da Silva, o serviço pode, inclusive, evitar a transmissão de doenças para os seres humanos. Entre as enfermidades estão a raiva e a sarna.

O ativista Franklin Oliveira, que atende 104 bichos em uma casa da capital, aprova a ideia, mas avalia que ela deveria ser estendida a famílias carentes. “Belo Horizonte deveria ter um modelo parecido”.

Recursos

A Prefeitura de Pouso Alegre não informou os custos do serviço, que incluem a compra da ambulância. Quem quiser adotar bichos deve ligar para o mesmo número, (35) 9 9818-5130.

Entidade faz crítica a gasto com serviço

O Samuvet, serviço de resgate de animais de rua de Pouso Alegre, é criticado por uma parcela da população. Luiz Antônio dos Santos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, afirma que está havendo uma inversão de valores por parte da prefeitura, que deveria investir em outros setores. “As unidades básicas de saúde estão em péssima qualidade. Não há médicos nem medicamentos”.

O Executivo rebateu as críticas e informou que investe em todos os setores. Segundo a prefeitura, um edital para contratar seis médicos e 30 agentes de saúde está aberto e não faltam medicamentos.

(Via O Tempo)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!